Vamos acampar?

Acampar é um jeito descolado de viajar com a galera.

Siga as nossas dicas e boa viagem!!!

Acampar é um jeito maneiro de ir a qualquer lugar sem gastar muita grana. Se você escolher acampar em um local super descolado com certeza vai economizar uma grana legal com hospedagem. Mas tem ainda os roteiros naturais em parques nacionais,sem infra-estrutura,em que levar a barraca é a única opção.Para começar o acampamento é preciso um roteiro e alguns itens básicos, como: barraca, saco de dormir, lona, lanterna…

A barraca

A barraca é o item principal do acampamento. Há uma grande variedade de modelos, marcas e materiais. Antes de comprar é preciso definir: quantas pessoas vão dormir na barraca, vai ser levada em carro ou carregada nas costas. O ideal é escolher as barracas de modelo igloo de quatro lugares, pois são fáceis de carregar, de montar e cabem em qualquer lugar. Prefira sempre as barracas com costura selada e capa impermeabilizada, elas protegem contra as chuvas.

 

 

 

Sacos de dormir, colchonetes, colchões de ar

Se você deseja fazer um acampamento prático o ideal é optar pelo saco de dormir. Se você vai viajar de carro pode escolher o colchonete, que é mais complicado de carregar, mas também é mais confortável que o saco de dormir. Tem também os “colchões de ar” que isolam a umidade do solo, são mais confortáveis e fáceis de transportar quando desinflados.

 

 

 

 

 

Lona

Para proteger o fundo da sua barraca estenda uma lona plástica e coloque a barraca por cima. Essa ação vai manter o fundo da barraca limpo e diminuir o risco de rasgos e furos por pedras ou gravetos. Mas nunca deixe plástico sobrando para fora, pois se chover vai se transformar em canalizador de água para a barraca.

Lanterna

Leve sempre uma lanterna, mesmo que seja pequena, e deixe sempre à mão. O tamanho das pilhas determinam a durabilidade, sendo pilhas maiores mais duráveis que as menores.

Tipos de áreas de camping

Há dois tipos de áreas para acampar: Camping organizado e camping sem infra-estrutra

Acampando em locais organizados

Se você vai a um local com toda a infra-estrutura, não precisará de muita coisa. Apenas da barraca, lona, saco de dormir e uma lanterna, que é sempre recomendável.

Acampando em locais sem infra-estrutura

Fique atento ao local escolhido, lembre-se de que as áreas de parques estaduais ou nacionais, que não tem áreas organizadas para camping, são mais seguras e tem pontos de apoio em caso de necessidade.

É fundamental ter no local uma fonte de água potável.

A cavadeira

A cavadeira serve para cavar buracos, limpar o terreno, etc.

Toldo

O toldo pode ser de lona ou material plástico. O toldo serve para fazer uma cobertura sobre a cozinha, garantindo um local ventilado para se ficar em caso de chuva ou sol. Lonas com quatro metros de lado são as mais indicadas.

Cordas

Cordas de sisal ou nylon são sempre uteis. A vantagem do sisal é que se forem esquecidas no ambiente, em pouco tempo apodrece e desaparece. Ao contrário das cordas de nylon que devem ser recolhidas.

Acessórios

Outros acessórios que podem ser úteis no acampamento: faca, canivete e geladeira de isopor.

O banheiro

Se você está num local sem infra-estrutura terá que providenciar um banheiro. Faça um cubículo cercado de qualquer material, como lona ou folhas, para garantir a privacidade. Depois, cave um buraco de 20 ou 30 cm de diâmetro, com profundidade variando de acordo com o tempo de permanência e com o número de pessoas que vão usar. Em geral 50 centímetros são suficientes. Deixe a terra que for tirada do buraco amontoada ao lado. Cada vez que o banheiro for usado deve-se jogar um pouco de terra por cima. Isto impede que moscas pousem nas fezes e ajuda a diminuir o cheiro do buraco. No fim do acampamento, tape o buraco com toda a terra.

O local da barraca

Fique ligada nas áreas sujeitas a alagamentos ou com depressões no terreno. Procure os locais mais elevados para montar sua barraca e vistorie a área quanto à existência de pedras, raízes de árvores, formigueiros, …

O local onde a barraca será armada deve ter a superfície regular, plana e elevada, para evitar alagamento em caso de chuva. O terreno deve ser permeável, de preferência gramado ou areia, pois os terrenos de terra tendem a ser menos permeáveis, além de sujarem mais a barraca.

• Evite colocar a barraca próxima de árvores, pois em caso de chuva e vento a queda de galhos ou frutos pode danificar a barraca ou a cabeça de alguém.

Montando a barraca

Embora alguns modelos de barracas sejam feitos com tecidos impermeáveis, a maioria é fabricada em tecido permeável. Assim, em caso de chuva, o toldo (parte de fora) fica encharcado de água. Se o toldo formar bolsões ou encostar no quarto (parte de dentro) haverá passagem de água para o interior da barraca. Por isso o toldo deve estar bem esticado, não devendo haver pontos de contato entre o toldo e o quarto. Pode-se colocar um pedaço de cabo de nylon ou sisal entre a estaca e o tirante da barraca, como uma extensão. Assim, a estaca será fixada mais longe da barraca, mantendo o toldo mais afastado do quarto. Estacas curtas são usadas em terreno firme. Se a barraca for montada em terreno arenoso o melhor são estacas mais longas (30 cm ou mais). Se colocar lona sobre a barraca procure deixá-la esticada e com caimento para a água não empossar, pois se isso acontecer ela poderá ceder, devido ao peso, e causar estragos. Depois de armar à barraca, faça uma canaleta em toda a sua volta, para evitar que a água da chuva entre na barraca, caso haja formação de poças. Mantenha o mosquiteiro da barraca sempre fechado.

Se sair do camping feche a porta da capa.

Hora da Comida

Se você tiver que agitar a sua comida vai precisar de um fogão ou fogareiro. O fogão de acampamento mais comum possui duas bocas e funciona ligado por uma borracha a um bujão de gás pequeno. É o mais indicado, por ser mais estável e seguro. O fogareiro, de uma só boca, é ligado diretamente ao bujão, tomba facilmente e seu superaquecimento pode causar acidentes (explosões).

Dicas

Links maneiros

• Campings listados por região: www.webcamping.com.br

• Tem várias dicas legais: www.acamp.com.br

 

    1. admin Autor do post

      Oi Silmara,

      A R.I.19 desenvolveu skinny extra do tamanho 44 ao 50. Para comprar as peças você deve acessar o site http://www.ri19.com.br e se cadastrar no link “Loja Virtual”. Vale lembrar que é necessário ter CNPJ. Caso, você queria comprar apenas uma peça, solicite o produto à gerente da loja revendedora da R.I.19.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *